Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Alagoas Fique Sabendo: Experiência de Campanha para população LGBT no município de Teotônio Vilela. Trabalho apresentado por Farias, Julio Daniel no Congresso Viver Direitos, Acesso, Equidade e Cidadania –Brasilia-DF/2010



No estado de Alagoas, existem dificuldades de acesso a testagem anti-HIV, acentuadas no que diz respeito à população LGBT residente em cidades do interior. Campanhas como o Fique Sabendo, nunca foram implementadas e municípios de pequeno porte como o de Teotônio Vilela, não possui rede laboratorial, acentuando o problema vivenciado por toda a população e em especial no que se refere a população LGBT local.

Em 2009, a OSC - Afinidades GLSTAL - promoveu mobilização em Teotônio Vilela para ampliação da testagem e do conhecimento da população LGBT sobre prevenção. A parada do orgulho LGBT, seminários e campanhas educativas foram fundamentais para que a população pudesse ser sensiblizada e participasse da Campanha Fique Sabendo, promovida em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. 56 exames com rigorosos cuidados éticos no aconselhamento pré e pós testagem foram realizados por profissionais capacitados, destes todos resultados negativos.

Lições aprendidas durante o processo: (1) Em relação aos serviços de saúde, observa-se que os profissionais são treinados para campanhas, mas em geral não romper as rotinas e propõem ações fora do âmbito das unidades. A parceria com a ONG mobiliza, sensibiliza, estimula, e compromete. (2) Em relação à população LGBT: ações coletivas favorecem o alcance de grupos específicos e a construção de respostas locais pois garantem maior visibilidade aos direitos conquistados e conferem maior importância ao autocuidado e ao cuidado na relação com o outro.

Esta experiência demonstra a importância de iniciativas que promovam maior integração entre sociedade civil e governo para garantir o direito à prevenção em sua maior escala. O projeto pretende avançar para sensibilização de outros municípios e a consolidação da facilitação do acesso a testagem como uma estratégia fundamental de prevenção e controle da epidemia de HIV/Aids seus efeitos coletivos e individuais no que se refere à população LGBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário